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ISO 9001 - Crachás e Gestão de Qualidade

Empresas que pretendem contar com a ISO 9001 podem investir em sistemas de identificação como forma demonstrar boas práticas.

O principal objetivo das empresas que buscam a certificação ISO 9001 é obter a eficiência de procedimentos internos visando à satisfação do cliente e, consequentemente, o impacto positivo no faturamento. Embora muitos ainda confundam, a ISO 9001 não é uma norma voltada ao aperfeiçoamento de produtos e serviços. Trata-se de uma norma de caráter internacional que busca aperfeiçoar processos de gestão com foco na clientela.

Para a ISO 9001, clientes possuem necessidades e expectativas que direcionam o desenvolvimento do mercado. Assim, cabe às empresas mapear e compreender tais necessidades e expectativas, com objetivo de desenvolver ações e gerar valor baseados no que clientes e potenciais clientes estão em busca.

Embora muitos empresários e empreendedores temam a ISO 9001 por se tratar de um processo burocrático e extremamente oneroso, a certificação ainda proporciona inúmeros benefícios para as empresas, auxiliando a direcionar suas ações de forma efetiva e com base em resultados.

Implantação da certificação

O processo da ISO 9001 é complexo e passa por diversas etapas. Primeiramente é preciso que a empresa defina um método adequado para colocar em prática a certificação. A contratação de uma consultoria especializada neste momento é uma alternativa para que, durante o processo, a empresa não perca o foco de seus resultados, além de acelerar a obtenção da certificação.

Para a implantação da ISO 9001 é preciso que a empresa tenha conhecimento das exigências contidas na norma, buscando assim, criar uma estrutura a fim de colocar tais requisitos em prática. Também é necessário contar com um profissional escolhido para conduzir o processo e promover o envolvimento da liderança da empresa na hora de certificar.

Um dos melhores momentos para a certificação é quando a empresa ainda é pequena, pois a implantação costuma ser mais ágil e barata. Além disso, empresas que contam com gestão de qualidade desde o início, crescem de forma mais consistente, organizada e lucrativa.

Após colocar em prática cada requisito da norma, a empresa precisa contratar um organismo certificador para atestar sua conformidade. O organismo certificador deve ser independente, sem qualquer relação com a empresa ou com o consultor que auxiliou na implantação do certificado.

ISO 9001 e crachás

Um dos requisitos previstos na norma para a obtenção da certificação está relacionado com a rastreabilidade, identificação e consequentemente, com a comunicação com o cliente. Como um dos principais fatores de implantação da ISO 9001 é o cliente, todos os canais de comunicação ligados à empresa devem ser aprimorados.

Neste sentido, todas as informações veiculadas nas embalagens dos produtos devem ser de revistas para que sejam de fácil visualização e compreensão.
Outra prática que contribui para a comunicação é a adoção de um sistema de identificação para os colaboradores da empresa. Desta forma, contar tanto com crachás quanto com smartcards é uma das medidas a serem tomadas que podem contribuir para comunicação com o cliente e consequentemente auxiliar na obtenção do certificado.

Empresas que investem em comunicação possuem melhores avaliações pelos clientes. Portanto, investir em um bom sistema de identificação pode trazer resultados e melhorias, além de gerar mais segurança para a empresa entre outros benefícios.

Se a sua empresa busca a certificação ISO 9001 e quer utilizar crachás ou smartcards para melhorar sua comunicação, entre em contato com a Rápido Card. Contamos com soluções eficientes em sistemas de identificação com um excelente custo benefício.

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