Blog

Crachá e Controles de Acesso

A finalidade de um bom sistema de controle de acessos é garantir que a entrada de pessoas autorizadas em uma determinada instituição seja feita de forma simples e fácil. Porém, muito além do monitoramento, esses sistemas são responsáveis pela confiança e bem estar de visitantes e colaboradores, uma vez que, é por meio deles que se percebe o cuidado com a segurança local.

O controle de acessos pode ser feito de diversas formas: através de pessoas (seguranças, recepcionistas, etc...), meios mecânicos (chaves e fechaduras) e sistemas tecnológicos baseados em cartões de acesso ou smartcards.

Em termos de segurança, o uso da tecnologia para o controle de acessos apresenta maior eficiência quando comparado às demais formas. Além de não estarem sujeitos à falha humana, esses sistemas possibilitam a geração de dados relevantes para a manutenção da segurança no local.

Através de sistemas de controle de acessos baseados em cartões é possível monitorar dados como entrada e saída de um visitante ou colaborador, motivo da visita, dados pessoais, entre outros. Outra vantagem diz respeito à discrição desses sistemas. Como são menos ostensivos, permitem que o ambiente seja mais agradável, sem que a vigilância e monitoramento se tornem um incômodo para quem esta no ambiente.

1. Tipos de sistemas tecnológicos

Código de Barras

O Código de Barras é uma representação gráfica de uma sequência de dados numéricos ou alfanuméricos que permitem a leitura ágil desses dados através de um sistema de laser e um computador. Embora seja considerado menos seguro, esse sistema é prático, rápido e um dos sistemas mais baratos do mercado para o controle de acessos.

Tarjas Magnéticas

A tarja magnética é um sistema que utiliza partículas magnéticas a base de ferro espalhadas por uma película que se assemelha a um filme. Através da magnetização, é possível gravar informações nessas tarjas, tais como nomes, números e letras, senhas codificadas entre outros. Dentre as principais vantagens desse sistema esta a capacidade para gravação de dados e a possibilidade de regravação, que permite que um mesmo cartão seja utilizado para finalidades diferentes.

RFID

A tecnologia de rádio frequência ou RFID (do inglês “Radio Frequency Identification”) é um sistema de identificação automático que contém um chip e uma antena de comunicação. Através desse sistema, o cartão de acesso pode responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora.

Além de permitir o acesso de forma rápida, apenas com a aproximação do cartão, esse sistema de controle de acesso oferece uma solução completa em termos de segurança, uma vez que essa tecnologia não permite cópia ou mesmo clonagem.
Na hora de escolher o sistema mais adequado para a sua pousada, é importante avaliar a qualidade dos cartões, uma vez que, a durabilidade influencia na necessidade de manutenção e troca e, consequentemente, custos.

Hoje a Rápido Card é uma das empresas que dispõe de tecnologia própria para a confecção de crachás e cartões de acesso. Por meio de uma película de PVC aplicada através de um método de fundição, nossos crachás e cartões não desbotam e se mantem bem conservados, mesmo com o uso contínuo.

Gostou desse post? Quer conhecer mais sobre crachás e sistemas de controle de acesso? Então entre em contato com a Rápido Card e saiba como podemos contribuir para a segurança do seu negócio.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Localização

  • Rua Leandro de Carvalho, 307
    São Paulo- SP

Nossos Contatos

Horários de Funcionamento

Segunda-Quinta 8h às 18h Acesse o Facebook da Rápido CardAcesse o Google+ da Rápido Card
Sexta 8h às 17h