Blog

Crachá da empresa por um Chip?

 

Já não é novidade para ninguém que a nova tendência com as novas inovações da tecnologia mudem para melhor as tarefas rotineiras do nosso dia a dia e que possam facilitar e agilizar processos inúteis e antigos que pela praticidade e pelo custo envolvido ainda são largamente utilizados pelas empresas em todo mundo até os dias de hoje. Mas até que pontos isso irá mesmo facilitar nossa vida? Por que uma coisa é fato, quanto mais facilidades tecnológicas mais vulneráveis ficam os usuários com a intromissão de hackers e outras pessoas que sempre tem o intuito ou de roubar informações ou destruir algum tipo de sistema de segurança para benefício próprio. E você, colocaria um pequeno chip no seu dedo para nunca mais ter que lembrar de pegar o crachá de identificação da empresa antes de ir trabalhar?


Vejamos os prós e contras dessa nova inovação tecnológica que está cansando muita polêmica.

O que é essa nova tecnologia

A nova tecnologia que substitui o uso do crachá é um pequeno chip pouco mais do tamanho de um grão de arroz que é implantado embaixo da pele que é praticamente imperceptível ao olho nu e descarta de vez o uso dos crachás de identificação tanto no uso para acesso e ponto eletrônico de empresas como diversas outras utilidades como acesso a academias e clubes, acesso a salas restritas dentro da empresa, acesso ao uso de equipamentos de uso exclusivo de equipamentos como impressoras e computadores dentro de uma organização, dentre outras finalidades mais específicas. Os chips são implantados por meio de uma espécie de vacina que é praticamente indolor e cada chip de tem uma vida útil de dez anos e podem ser facilmente extraídos e os dados que ele contém podem ser facilmente modificados.

Benefícios dessa nova tecnologia

Como o principal benefício que é inegável seria a facilidade de nunca mais ter que lembrar de pegar seu crachá antes de ir para empresa e essa tarefa ser um problema a menos no seu dia a dia. Como segundo benefício temos a vantagem de não termos a obrigação de andar com nada pendurado em nosso pescoço o dia todo com aquela foto antiga de quando você tinha dezoito anos e que ninguém mais te reconheceria, isso se ainda sim a foto estivesse em bom estado por que hoje em dia com essas fotos impressas diretamente no crachá de pvc se você molhar sem querer a foto já fica irreconhecível.

Como último benefício temos a vantagem de abrirmos qualquer tipo de porta dentro da empresa ou do local de uso desse chip e convenhamos que é bem mais fácil do que ficar lembrando senhas de acesso para cada departamento ou porta que você precise abrir por algum motivo.

Perigos dessa nova tecnologia

Como principal desvantagem vem a questão da segurança dos dados que cada chip contém, pois hackers ou golpistas poderiam facilmente espalhar falsos leitores que coletam e copiam esses dados de acesso e uma vez que esses dados são copiados um novo cartão ou chip pode ser criado e dar o mesmo acesso que o chip original daria ao usuário. Dessa forma somente o chip as funções e tipos de acesso que determinada pessoa teria ficaria muito mais vulnerável.

Vale a pena substituir o crachá?

Como sincera opinião a tecnologia é fantástica e pode ser usada para algumas funções menos importantes como o simples acesso a empresa ou simplesmente para o funcionário poder ter como registrar seus horários de entrada e saída da empresa, mas para acesso a maquinas e equipamentos como computadores e outros servidores que podem conter informações sigilosas da organização ainda é cedo para esse tipo de tecnologia. Nos dias de hoje o velho e bom crachá é bem útil e mais seguro e essa nova tecnologia precisa evoluir muito para passar a ser um padrão no futuro, e uma ideia de grande utilidade seria colocar uma senha junto com esse chip onde somente o usuário principal teria acesso. Isso sim aumentaria e muito a segurança desse novo sistema.

Localização

  • Rua Leandro de Carvalho, 307
    São Paulo- SP

Nossos Contatos

Horários de Funcionamento

Segunda-Quinta 8h às 18h Acesse o Facebook da Rápido CardAcesse o Google+ da Rápido Card
Sexta 8h às 17h