Blog

Qual é a origem do Crachá?

 

O crachá é uma identificação muito presente nos nossos dias, e nos acompanha no trabalho, na escola, na faculdade, e em diversos outros ambientes que necessitam de uma rotina de identificação interna, certo? Mas você já parou para pensar de onde vem esse nome e por que essa forma de identidade é chamada assim?

Crachá: uma palavra originalmente francesa

A palavra crachá, como a conhecemos, é antiga e tem seu uso reportado em textos literários do início do século 20, por exemplo. Se formos ainda mais atrás na história, alguns etimologistas (etimologia é o estudo da origem e da evolução das palavras) contam que documentos portugueses de meados do século 18 falavam de uma identificação similar ao que é o crachá hoje, mas com outro nome: chapa (ou sobreposto bordado). Essa “chapa” só era utilizada por comendadores e pessoas de alta patente. Que chique!

O crachá hoje

Ao longo do tempo, pelo que podemos perceber acima, o crachá não perdeu sua função original, que era a de identificar cargos e pessoas. Porém, ele foi adaptado ao uso mais moderno, e hoje é um companheiro indispensável em diversos ambientes.

No trabalho, ele desempenha o papel de credencial individual, com nome, cargo, setor e, em alguns casos, número interno de identificação do colaborador, entre outros dados. .

Ele pode também mudar de roupagem e se apresentar como um cartão de identificação em ambientes como escolas, universidades, academias, entre outros. Afinal, assim como no caso do crachá tradicional, o cartão também é necessário para reunir os dados individuais e para garantir o acesso seguro à parte interna destes locais. Conheça os modelos de crachá da RapidoCard!

Localização

  • Rua Leandro de Carvalho, 307
    São Paulo- SP

Nossos Contatos

Horários de Funcionamento

Segunda-Quinta 8h às 18h Acesse o Facebook da Rápido CardAcesse o Google+ da Rápido Card
Sexta 8h às 17h