Blog

O poder do crachá!

 

O crachá é um objeto que faz parte da rotina de milhares de profissionais em todo o mundo. Ele está constantemente presente, pelo menos em grande parte dos casos, cinco dias por semana, onze meses por ano. E é aí que ele deixa der ser apenas um acessório para transformar-se em um dos itens que não podem ser deixados de lado quando saímos diariamente para o trabalho. Conferiu se está com a carteira, com o celular, com as chaves? Não esqueça de conferir se está com o seu crachá também!

Crachá como instrumento de inserção social

O livro “O Feitiço das Organizações: Sistemas Imaginários”, de autoria da professora Maria Aparecida Rhein Schirato, aborda, entre outros assuntos, a questão do uso do cartão de identificação nas empresas, e deixa claro como um pequeno cartão pode significar muito na vida profissional. Segundo a professora, “o crachá é a superposição da identidade e, em alguns casos, a substituição pura e simples da identidade original”. E o que isso significa? Significa que o crachá é uma espécie de representação de diversos fatores que envolvem a estabilidade de um emprego. Representa segurança, representa um cargo, salário, entre outros fatores. Pode ser que nem todos tenham a mesma impressão, mas sabemos que entre muitas pessoas ele transmite a sensação de bem-estar social.

Curiosidades sobre o crachá

Falando no encanto do crachá, você sabia que o grande Steve Jobs já brigou por um deles? No início dos anos 70, o executivo da Apple criou uma briga por conta do número de seu crachá. A história é contada no livro "Steve Jobs, a biografia", de Walter Isaacson. Segundo o relato, Jobs teve um ataque de fúria ao saber que o crachá número 1 da empresa seria concedido ao co-fundador, Steve Wozniak, e que para ele teria sido reservado o número 2. Apesar de ter exigido a troca, a diretoria da empresa não atendeu o pedido de Steve, mas deu a ele o número 0. No entanto, o novo número também não permaneceu, pois o banco precisava de um número positivo por conta do sistema de pagamento. Moral da história: Jobs ficou com o crachá dois, mesmo.

Localização

  • Rua Leandro de Carvalho, 307
    São Paulo- SP

Nossos Contatos

Horários de Funcionamento

Segunda-Quinta 8h às 18h Acesse o Facebook da Rápido CardAcesse o Google+ da Rápido Card
Sexta 8h às 17h