Blog

Nome social no crachá: entenda como funciona

 

O nome social é o nome pelo qual pessoas trans e travestis optam cotidianamente, e tornou-se um direito assistido por lei. Ele é diferente do nome oficialmente registrado, que na maioria das vezes não reflete com fidelidade sua identidade de gênero. Pode estar presente em crachás, documentos e cadastros variados.

O uso do nome social tem uma trajetória recente no país, e se aplica a diversos âmbitos. É possível, por exemplo, optar por ele em diversas universidades federais. No Rio de Janeiro, a Polícia Civil decidiu oficialmente pelo registro do nome social em boletins de ocorrência. Em São Paulo, todos os órgãos da administração pública têm o dever de respeitar o uso da identidade social, incluindo escolas, hospitais, universidades, polícia, Metrô, Detran, entre outros.

O nome social no crachá

No ambiente profissional, o uso do nome social configura-se como um avanço, pois respeita a identidade de seus funcionários e tem como objetivo acabar com os constrangimentos causados por nomes que não condizem com a aparência física do colaborador.

Para as empresas que adotam a medida, o crachá do profissional deve conter uma foto atual acompanhada do nome escolhido. Além disso, o novo nome deve ser utilizado em e-mails, comunicações internas, e demais dispositivos e situações que envolvam o ambiente de trabalho.

A tendência é que a utilização da denominação social expanda-se cada vez mais, em cada mais lugares, tanto nos ambientes corporativos quanto nos educacionais, públicos, de forma a tornar-se algo cada vez menos raro e cada vez mais comum. Com isso, todos saem ganhando: empregados, que se sentem incluídos e respeitados, empresas, que contam com um quadro de colaboradores mais engajados e felizes, e clientes, que recebem entregas, serviços e produtos melhores e mais ágeis.

Localização

  • Rua Leandro de Carvalho, 307
    São Paulo- SP

Nossos Contatos

Horários de Funcionamento

Segunda-Quinta 8h às 18h Acesse o Facebook da Rápido CardAcesse o Google+ da Rápido Card
Sexta 8h às 17h